sábado, 29 de novembro de 2008

FESTINHA DE SEXTA

Imagina que no meio da tarde chega um torpedo passando o endereço e a hora da festa de 30 anos de um dos teus melhores amigos. Você já sabe que será uma festa para poucos (porque nenhum de nós é cercado por muitos), mas todos gente boa, galera tranquila, parte da maioria. Turma normal.

A gente chega e o lugar não tem nem nome, só dois negões vestidos de branco, separando os vips dos não. A gente é da turma dos não, mas com nome na lista a gente entra.

O som tá bom. Vem de uma dupla de DJs que toca sem qualquer pretensão, pose ou mega-equipamentos. O lugar é simples, interessante. E a gente dança. Cheirão de maconha na pista. Não dá pra saber de quem é, todo mundo sorri. O lugar começa a encher. Encontro uns amigos das antigas, da época da faculdade. Reconheço alguns, sou reconhecido por outros. Não me sinto peixe fora d´água. Nem transpiro aos tubos. Tô legal. E a Fê, com os olhos ardendo do cigarro dos outros. Chorando e dançando.

Observo os que eu não conheço. Escuto o papo de alguns. Dois às minhas costas deduzem que "aquele ali deve ser hétero". Outros se perguntam entre si: "neogamas?" "Não, lewlaras".

Gays e publicitários por todos os lados. Os publicitários em maior número, são muito mais gays que os gays. E o Rô ali, curtindo. O dono da noite.

O Rô é meu brother do skate, do grafitti, de tudo. Meu brother de verdade. É o marido da Paulinha, japinha querida e maravilhosa, leitora n.3 desse blog e 200% responsável por trazer a mulher da minha vida pra bem perto de mim.

E o dj da festa... um francês. Por isso tinha tantos franceses na festa.

Não é um dj famoso. Só um cara de passagem pela cidade, promovendo seu filme "Be Kind, Rewind" - que estreou ontem mesmo em São Paulo. O mesmo cara que escreveu, dirigiu e ganhou o Oscar de roteiro com o filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", com o Jim Carrey. Michel Gondry.

Ele também não era vip. Nem a gente. Só o Rô, a Paulinha e o tostex de mostarda com raíz forte, igual ao que eu comia na suiça e nunca encontrei por aqui.

Vip vaporub.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

YURI

O Yuri é um amigo de longa data. Nos encontrávamos aos sábados, durante 1 ano, num movimento sionista chamado Chazit. Eu deixei de ir porque, ao final desse 1 ano, só ele e a minha prima Carla gostavam de mim. Então ele voltou pra Israel e minha prima... ela eu podia ver sempre, não precisava de um movimento sionista pra isso.


Desse tempo, a lembrança boa que ficou foi desse amigo, o Yuri. Um cara como poucos. Não por ser meu brother porque a gente nunca foi tão próximo assim, mas porque minha experiência em grupos sociais diz que são raros os caras que, mesmo já enturmados, aceitam um tipo estranho - questionador, agressivo, punk - com um sorriso largo e os braços abertos.


Isso faz 22 anos. E essa semana eu soube do cara. Soube que ele mudou muito - inclusive tá a cara do ahmadinejad - mas não perdeu a essência. Voltou de Israel, tá morando em Foz do Iguaçu e continua cedendo espaço aos que não têm, deixando que se mostrem. O Yuri nunca hesitou em defender o que para ele é certo. Mesmo que por isso, ele pague o preço de brigar com sua velha turma original.







terça-feira, 25 de novembro de 2008

TECNOLOGIA GALINÁCEA

Quem de vocês, urbanóides, já tinha se dado conta de que uma galinha em movimento consegue manter a cabeça sempre estável, ou seja, livre de tremidas e saculejos???

A explicação é que o pequeno cérebro das galinhas reage de maneira instantânea a movimentos de inclinação, velocidade, altura e direção, compensando-os imediatamente.

Trata-se portanto do mesmo princípio utilizado em dispositivos eletrônicos de estabilização de imagem adotados por toda e qualquer nova câmera digital. Só que esses dispositivos estão longe de funcionar bem como uma galinha. Até mecanismos profissionais, como as steady-cams, não são tãããão bons assim. Nem botam ovos.

Esse é o cara que percebeu o fato. Ou ao menos, o primeiro que associou a galinha à tecnologia de estabilização fotográfica. Se ele tivesse colocado uma câmera acoplada à cabeça da galinha... mereceria o prêmio ignobel com certeza! Acho até que ainda merece. E você, o que acha?



Se ele fosse o Steve Jobs, sabe qual seria o nome dessa descoberta? Mc Chicken!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SOU UM NACHSON E ESTOU AFUNDANDO, MAS ACHO QUE MEREÇO UM CÉU DE ESTRELAS (e aposto que alguns ets são meus patrícios!)



Sexta feira, por qualquer motivo, me deparei com essa frase: "Deus se revela o tempo todo por sinais muitas vezes despercebidos". Seria ela própria um... sinal?


A ALMA IMORAL

Nessa mesma sexta, fomos eu e a fê assistir a peça A ALMA IMORAL, no teatro da livraria cultura. Um monólogo da Clarice Niskier com texto do rabino Nilton Bonder. Programa imperdível, que me pegou de jeito - em especial nesse ponto:


Na saída do Egito, Deus falou a Moisés: "Diga ao povo que marche". E os judeus, perseguidos pelos soldados do faraó, marcharam. Até o Mar Vermelho. Só que dali pra frente não tinham mais como passar. Ali o povo parou, porque o mar NÃO abriu. Viram-se subitamente divididos em 4 grupos: os que queriam voltar, os que queriam lutar, os que queriam ficar ali esperando e os que estavam dispostos a se atirar no mar e morrer.


Moisés apenas repetia: "Marchem!".

Então um homem, Nachson ben Aminadav, confiou e marchou. Quando a água já estava na altura do seu nariz... só então que Deus, impressionado com a fé e coragem daquele homem, fez o mar abrir.


E por que isso me pegou? Porque ultimamente eu vinha me sentindo membro daquele clube de gente que vive enfiada na bosta, só com a boca e o nariz pra fora, pedindo:" galera, não faz marola..."

Só que aí eu resolvi ser o Nachson. Eu resolvi marchar.


PLANETÁRIO

No dia seguinte cumprimos uma promessa antiga e levamos a Maia para conhecer o planetário. Ela adorou. E a gente...

Bem que eu queria estar apto a escrever algo sobre os exoplanetas, as anãs marrons e tudo o mais que vimos e aprendemos. Mas ainda não estou. Por enquanto, minha marcha está só começando.

Mas já posso concluir que eu acredito em extraterrestres. Também acredito em Deus. E aposto que Deus é um extraterrestre. E intraterrestre também, pois em todo universo ele é onipresente. Porque a lei é sempre a mesma.

Ao separar o céu e a terra, Deus criou a física. Esse é o princípio.

Apesar de não conhecer nenhum et, tenho certeza que muitos concordam comigo. Muitos aliens devem ser monoteístas. Por que? Porque o universo não pode ter surgido do nada, porque na natureza não há geração espontânea. E se o universo começou em algum momento, foi idéia ou obra - ou milagre - de alguém. Desse alguém que inventou a lei universal. A que rege tudo e que dela não se tem como fugir, apenas entender e, porque não, explorar.

Nosso planeta é só uma pequena parte de um pequeno sistema de uma pequena galáxia. Mas a lei e os padrões são os mesmos em todo universo.

Enfim,

Se você acha que a sua família merece um céu límpido e maravilhoso, repleto de estrelas, planetas e galáxias brilhantes, mesmo num dia poluído e chuvoso, o planetário é outro programa imperdível. E baratinho! R$5 por cabeça, crianças e aposentados pagam R$2,50. Portão 2 do Ibirapuera, em 3 sessões aos sábados e domingos. É ciência pura. E é divino.

(enquanto isso... uma chuva estranha e fortíssima castiga ao mesmo tempo São Paulo, Rio, Sta Catarina, Fort Lauderdale, Cuba, St.Marteen, Indonésia, Kuala Lumpur, Key west, Paris... alguém sabe que horas vai pousar a próxima arca de noé?)

à propósito, o Planetário está maravilhoso. Parabéns, Cyrela, pela reforma incrível doada à cidade de SP. E parabéns à prefeitura que o equipou com os melhores e mais modernos projetores... do planeta!)