segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SOU UM NACHSON E ESTOU AFUNDANDO, MAS ACHO QUE MEREÇO UM CÉU DE ESTRELAS (e aposto que alguns ets são meus patrícios!)



Sexta feira, por qualquer motivo, me deparei com essa frase: "Deus se revela o tempo todo por sinais muitas vezes despercebidos". Seria ela própria um... sinal?


A ALMA IMORAL

Nessa mesma sexta, fomos eu e a fê assistir a peça A ALMA IMORAL, no teatro da livraria cultura. Um monólogo da Clarice Niskier com texto do rabino Nilton Bonder. Programa imperdível, que me pegou de jeito - em especial nesse ponto:


Na saída do Egito, Deus falou a Moisés: "Diga ao povo que marche". E os judeus, perseguidos pelos soldados do faraó, marcharam. Até o Mar Vermelho. Só que dali pra frente não tinham mais como passar. Ali o povo parou, porque o mar NÃO abriu. Viram-se subitamente divididos em 4 grupos: os que queriam voltar, os que queriam lutar, os que queriam ficar ali esperando e os que estavam dispostos a se atirar no mar e morrer.


Moisés apenas repetia: "Marchem!".

Então um homem, Nachson ben Aminadav, confiou e marchou. Quando a água já estava na altura do seu nariz... só então que Deus, impressionado com a fé e coragem daquele homem, fez o mar abrir.


E por que isso me pegou? Porque ultimamente eu vinha me sentindo membro daquele clube de gente que vive enfiada na bosta, só com a boca e o nariz pra fora, pedindo:" galera, não faz marola..."

Só que aí eu resolvi ser o Nachson. Eu resolvi marchar.


PLANETÁRIO

No dia seguinte cumprimos uma promessa antiga e levamos a Maia para conhecer o planetário. Ela adorou. E a gente...

Bem que eu queria estar apto a escrever algo sobre os exoplanetas, as anãs marrons e tudo o mais que vimos e aprendemos. Mas ainda não estou. Por enquanto, minha marcha está só começando.

Mas já posso concluir que eu acredito em extraterrestres. Também acredito em Deus. E aposto que Deus é um extraterrestre. E intraterrestre também, pois em todo universo ele é onipresente. Porque a lei é sempre a mesma.

Ao separar o céu e a terra, Deus criou a física. Esse é o princípio.

Apesar de não conhecer nenhum et, tenho certeza que muitos concordam comigo. Muitos aliens devem ser monoteístas. Por que? Porque o universo não pode ter surgido do nada, porque na natureza não há geração espontânea. E se o universo começou em algum momento, foi idéia ou obra - ou milagre - de alguém. Desse alguém que inventou a lei universal. A que rege tudo e que dela não se tem como fugir, apenas entender e, porque não, explorar.

Nosso planeta é só uma pequena parte de um pequeno sistema de uma pequena galáxia. Mas a lei e os padrões são os mesmos em todo universo.

Enfim,

Se você acha que a sua família merece um céu límpido e maravilhoso, repleto de estrelas, planetas e galáxias brilhantes, mesmo num dia poluído e chuvoso, o planetário é outro programa imperdível. E baratinho! R$5 por cabeça, crianças e aposentados pagam R$2,50. Portão 2 do Ibirapuera, em 3 sessões aos sábados e domingos. É ciência pura. E é divino.

(enquanto isso... uma chuva estranha e fortíssima castiga ao mesmo tempo São Paulo, Rio, Sta Catarina, Fort Lauderdale, Cuba, St.Marteen, Indonésia, Kuala Lumpur, Key west, Paris... alguém sabe que horas vai pousar a próxima arca de noé?)

à propósito, o Planetário está maravilhoso. Parabéns, Cyrela, pela reforma incrível doada à cidade de SP. E parabéns à prefeitura que o equipou com os melhores e mais modernos projetores... do planeta!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não esqueça de levar com você, durante sua marcha,aquela pequena parte do nosso corpo, que embora tão vital,quase sempre a notamos somente quando ela dá o ar da graça- seja pela dor ou pelo amor... o coração!
As pernas podem até considerar o esforço recompensador,mas o coração precisa ser, a todo instante,estimulado.
Ele sim deve marchar primeiro. Deve chegar na frente. É seu empenho que abrirá todos os mares. Já foi assim um dia e há de ser dessa forma, a única, que irá garantir a tão sonhada terra prometida.
Eu estarei do lado de lá. E não por ter encontrado um meio melhor do que o seu, mas para ouvir como foi para você ter marchado com o coração totalmente aberto.