quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CASACO DE PELE. CIRCO COM ANIMAIS. SAPATO DE COURO. CHURRAS.

Lá em casa nós não somos vegetarianos. Ainda não conseguimos e o nosso consumo de alimentos de origem animal (morto ou vivo), apesar de mínimo, ainda ocorre. Damos preferência a peixes do mar, iogurtes e ovos, mas isso não justifica nem diminui nossa culpa. De todo modo, não usamos pele além das nossas próprias. E criticamos quem o-faz.

Hipócritas então?

---------

Resolvi escrever porque ontem, numa zapeada básica, me deparei com aquele Ronaldoéisper elogiando os trajes de uma puta qualquer que usava um casaco de visom. Então aquela jaquicúri se manifestou. Mas por falta de argumentos calou-se em seguida, perdendo assim uma chance enorme de justificar sua presença na TV defendendo algo maior que a sua bunda, seus peitos, seus dentes e mostrando que não é só mais uma vagaBBBa.

Segue o diálogo (e acreditem, essa foi a íntegra):

éisper: - "Olha ela de visom... xiquérrima!"
jaquicúri: - "ôpa! ela esta usando casaco de pele animal! eu não uso pele animal! não usem pele!"
éisper: -"aé? então você não come vaca? você não come porco? você não come galinha? É tudo a mesma coisa, eles são feitos para morrer, tem nada demais, tem que usar pele sim porque é xíque!"

E pronto, acabou o diálogo.

Mas não deveria.

Usar pele não é chique. É cruel. Nós humanos subjulgamos todas as demais espécies, crendo que foram criadas para nos servir. Que são espécies inferiores.

Não existe matadouro ou frigorífico que ofereça uma morte digna a animal nenhum. Nem os kosher. Confinados, os animais tem sua musculatura atrofiada. Recebem uma alimentação pobre, cheia de hormônios, apenas para o engorde. Recebem choques elétricos. Têm as patas e cascos feridos. Os olhos vazados. São marcados com fogo. Mortos à marretada. Têm as tripas, couro, orelhas, chifres arrancados ainda em vida - muitas vezes diante das crias ou de outros da mesma espécie, para que sejam testemunhas oculares de seu próprio destino. Enquanto isso os algozes se divertem. Exatamente como faziam os nazistas.

Pra você que discorda ou quer saber mais sobre o assunto, segue a primeira parte do filme "Earthlings", ou "Terráqueos", em versão legendada para o português. Assista e chegue às suas próprias conclusões.

Earthlings - Parte 1



É isso. Se você é carnívoro,seja, mas seja também ao menos contra a crueldade humana. Não use pele, não compre nada de marfim, nem bichos empalhados, nem animais silvestres vivos contrabandeados, nada. Não apóie circo com bichos. Nem com pôneys nem com cães. Circo é lugar de gente e só.

E quanto à jaquicúri... é verdade, ela tentou. O certo é que faria mais efeito se ela virasse uma daquelas ativistas vestidas apenas com um cartaz à frente da boca.

É pouco pra ela? Ok, faça uma PETA.